Noticias
Ácido fólico: inicie cedo
A ingestão deve começar, no mínimo, dois meses antes da contracepção ser interrompida para não comprometer a eficácia da vitamina.
A maioria das mulheres começa a tomar suplementos de ácido fólico no primeiro trimestre da gravidez, mas o ideal é iniciar, no mínimo, dois meses antes de parar a contracepção. A medida serve para não comprometer a eficácia da vitamina e evitar má-formações no bebê.
O ácido fólico é uma vitamina que nosso organismo utiliza para produzir novas células. Na gravidez, ajuda a prevenir os defeitos do tubo neural, a estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e medula espinhal. Esses defeitos podem originar doenças como a espinha bífida e a anencefalia.
A vitamina também pode ser obtida pelo cosumo de frutas secas, feijões, legumes e grãos integrais. Contudo, na gravidez,o organismo precisa de maiores quantidades, por causa da rápida divisão celular do feto. Daí a necessidade da suplementação -em geral, 400 microgramas por dia, até o final do primeiro trimestre. Mas só o médico sabe o ideal para cada gestante.